A Dana desenvolve e fabrica soluções e produtos de valor agregado para veículos automotivos, comerciais e fora-de-estrada.


Automotive Solutions
Commercial Vehicle Solutions
Off-Highway Solutions
Aftermarket Solutions
O Canal Dana no seu celular

Requisitos Ambientais » Medicina do Trabalho

Requisito Legal Detalhamento
Lei nº 9.605/98  - Legislação Federal Produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, Ter em depósito ou usar substância tóxica, perigosa ou nociva á saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.
Nas mesmas penas incorre que abandona os produtos ou substâncias referidos acima, ou os utiliza em desacordo com as normas de segurança.
Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes.
Resolução do CONAMA 358/05 - Legislação Federal Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências
Portaria MS 518/04 - Legislação Federal Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade
ANVISA 306/04 - Legislação Federal Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e estabelece prazo de 180 dias para adequação.  (Antiga Anvisa 33)
Resolução do CONAMA  005/93 - Legislação Federal Estabelece  definições , classificação e procedimentos mínimos para o gerenciamento de resíduos sólidos oriundos de serviços de saúde, portos e aeroportos , terminais ferroviários e rodoviários. Caberá aos estabelecimentos já referidos o gerenciamento de seus resíduos sólidos , desde a geração até a disposição final , de forma a atender aos requisitos ambientais e de saúde pública.
Os estabelecimentos listados no art. 2º terão um responsável técnico, devidamente registrado em conselho profissional , para o correto gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em decorrência de suas atividades.
Os resíduos sólidos serão acondicionados adequadamente, atendendo às normas aplicáveis da ABNT e demais disposições legais vigentes.
O transporte de resíduos sólidos , objeto desta Resolução, será feito em veículos apropriados , compatíveis com as características dos resíduos, atendendo às condicionantes de proteção ao meio ambiente e à saúde pública.
Os resíduos sólidos pertencentes ao grupo A não poderão ser  dispostos no meio ambiente sem tratamento prévio que assegure:
- a eliminação das características de periculosidade do resíduos;
- a preservação dos recursos naturais ; e,
o atendimento aos padrões de qualidade ambiental e de saúde pública.
Lei nº  10.099/94 - Legislação Estadual/RS A administração do estabelecimento prestador de serviços de saúde deverá estabelecer um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a ser submetido à aprovação pelos órgãos de meio ambiente e de saúde.
Resolução Conjunta SS/SMA/SJDC nº 1/98 - Legislação Estadual/SP Aprova as Diretrizes Básicas e Regulamento Técnico para apresentação e aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde
SMA-SERHS-SS  3/06 - Legislação Estadual/SP Dispõe sobre procedimentos integrados para controle e vigilância de soluções alternativas coletivas de abastecimento de água para consumo humano proveniente de mananciais subterrâneos. Define Solução Alternativa Coletiva em: Tipo I - Modalidade de abastecimento com captação de água subterrânea destinada a uso próprio, incluindo entre outros poços comunitários e condominiais. Tipo II - Modalidade de abastecimento com captação de água subterrânea destinada a uso de terceiros, por meio da distribuição por veículos transportadores. Complementa exigências estabelecidas na Portaria DAEE n. 717, 12.12.96
Resolução SS 65/05 - Legislação Estadual/SP Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano no estado de São Paulo. 
Resolução SMA nº 33/05 - Legislação Estadual/SP Dispõe sobre procedimentos para o gerenciamento e licenciamento ambiental de sistemas de tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde humana e animal no Estado de São Paulo. Revoga a Resolução SMA n. 31, de 22.07.03. Aplicável - pois resíduos proveniente de estabelecimentos de serviço de saúde devem sofrer um tratamento prévio antes de sua destinação final
Lei MMA 12.300/33 - Legislação Estadual/SP Dispõe sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
DAEE 105/00 - Legislação Estadual/SP Outorga para captação e lançamento de água no corpo receptor.
DAEE 717/99 - Legislação Estadual/SP Dispõe sobre o uso dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos do Estado - Outorga



Topo da Página
Termos de Uso
© 2008 Dana Limited