Batentes de Vedações

Batentes: Tecnologia Wave-Stopper® e Filetes Metálicos Fluidos

Características:
Projetos em Aço Multicamadas
• Melhor transferência térmica entre bloco do motor, vedação e cabeçote dos cilindros
• Evita a distorção de componentes pela equalização mais rápida das temperaturas nos componentes
• Benefícios ambientais devido à reciclagem de material
• Até 70% menos de material de revestimento necessário

A tecnologia de vedação Wave-Stopper® exclusiva da Dana apresenta características plásticas e elásticas, tornando-a ideal para aplicações de vedação como em juntas para cabeçote de cilindros. A tecnologia Wave-Stopper adapta-se topograficamente, criando uma vedação altamente uniforme. Em áreas onde se aplica força significativa em torno dos parafusos, as ondas comprimem mais que em áreas sujeitas a menos força. Pode-se aplicar topografia adicional em função da estrutura do motor. A distribuição de carga altamente uniforme da tecnologia Wave-Stopper reduz o consumo de óleo e a distorção da camisa do cilindro. A camada Wave-Stopper é revestida com um elastômero que flui nas depressões entre as ondas no estado comprimido, formando anéis de vedação concêntricos. Esses anéis proporcionam microvedação adicional na câmara de combustão.

Para maior suporte aos batentes de filetes tradicionais, pode-se acrescentar um filete metálico fluido, criando um efeito de batente maior ao redor da abertura de combustão. O espaçador de ressalto com filete metálico fluido é um tipo de projeto de batente que oferece excelente capacidade de adaptação às diferenças estruturais do equipamento e durabilidade. Esse projeto de batente usa uma camada espaçadora com um ressalto ao redor da abertura de combustão, que é preenchido pela parte posterior com um filete metálico fluido, por um material de resina com carga de metal. O filete metálico se conforma às condições de planicidade do equipamento e às diferenças estruturais, e ainda assim fornece excelente apoio para o ressalto da camada espaçadora sob tensões elevadas em temperaturas até 200 °C. Esse projeto também pode oferecer um contorno topográfico para adaptar-se melhor às diferenças estruturais, proporcionando tensões de vedação uniformes ao redor de todas as camisas de cilindro.